Quarta-feira, 5 de Novembro de 2025
Banner

Opinião

Millennials

Criativos, idealistas, jovens entre os 15 e os 35 anos, cresceram em tempos de boom económico e tecnológico, educados e altamente qualificados atingiram a idade adulta e entraram no mercado de trabalho com o rebentar de uma das maiores crises financeiras mundiais, é este o quadro da Geração Millennials.

São os verdadeiros empreendedores e nativos digitais. Geração que é conhecida por valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; consideram mais importante o aspeto pessoal do trabalho, do que o financeiro; defendem que as empresas devem focar-se no propósito do seu negócio e não apenas nos produtos e no lucro.

Nasceram na era dos equipamentos eletrónicos, do crescimento rápido da internet e do mundo das redes sociais. Desde pequenos criaram uma relação íntima com as novas tecnologias e dominam-nas e irão mudar o mundo com a sua visão global.

São o objeto de estudo de muitos estudos de marcas e comportamento de consumidores e as empresas sabem que é fundamental conhecer o seu perfil, quer como consumidores, quer como trabalhadores.

Os Millennials são um desafio para a própria sociedade, pois já são uma força de mudança, são mais tolerantes às diferenças, mais otimistas que os pais, são motivados pelos desafios, críticos em relação às regras sociais vigentes e são mais exigentes no campo pessoal e profissional.

Enquanto clientes, procuram nas lojas virtuais todas as informações e procuram comprar produtos e serviços aos melhores preços. Ao contrário do que muitos pensam, esta geração é fiel às marcas e uma boa experiência de compra é fundamental para que estes consumidores sejam tão ou mais fieis que os outros clientes. Assim, não valorizam a marca apenas pelo seu nome, mas preferem marcas que reflitam o seu estilo de vida mais livre de preconceitos.

Como trabalhadores, a geração Millennials é caracterizada por saltar de trabalho em trabalho com mais frequência do que as gerações anteriores. São jovens que dão menos valor aos líderes e que exigem mais das empresas do que os seus antepassados e pretendem tornar-se líderes, sendo esta uma das razões para a sua veia empreendedora.