O Seguro de Crédito é um importante instrumento disponível para as empresas poderem cobrir o risco de não pagamento das suas faturas.
Ao contratarem o seguro de crédito, o não pagamento atempado dos seus cliente é sempre um risco.
Os Seguros de Crédito têm as principais características:
O potencial subscritor do seguro – a empresa que quer proteção dos seus clientes – propõe o seguro de crédito para as vendas de produtos ou serviços que realizar a crédito aos seus clientes, tendo que colocar à análise da seguradora, o grau de risco desses mesmos clientes, atuais e futuros.
A Seguradora procede a essa análise creditícia e aceita garantir determinados plafonds de crédito que a empresa segurada concederá numa base individual a cada cliente.
Para clientes não classificados pela seguradora, chamemos-lhe anónimos, regra geral também é definido um limite de crédito mesmo sem a referida análise de risco. Até esse limite, a seguradora responde por esses valores, embora obviamente, os capitais assumidos e as coberturas aceites pela seguradora de crédito em relação a estes anónimos são muito reduzidos quando comparados com os plafonds concedidos para os clientes habituais que foram classificados.
Em relação aos clientes habituais, a avaliação realizada pela seguradora carece de atualização periódica:
A avaliação é o resultado de informação recolhida nas empresas especializadas quanto à saúde financeira da empresa e às eventuais perspetivas comerciais e até judiciais da mesma.
A DIRETIVA trabalha em parceria com Seguradoras Especializadas no Seguro de Crédito e seus Agentes.