Vivemos, nestes últimos anos, uma catadupa de acontecimentos: extinção de algumas empresas e aparecimentos de novas, criação de novos modelos de negócio, assentes num conhecimento tecnológico que, continuadamente, se vem desenvolvendo e se junta a uma revolução geracional, que os vem assimilando, desenvolvendo e projetando.
Numa altura em que se exige Inovação e proclama Empreendedorismo, o ciclo de vida dos negócios é alucinante, entrando, muitas vezes, em declínio mesmo antes de terem originado benefícios tangíveis. As próprias interações entre envolventes externa e interna geram forças centrífugas que os expelem de um ciclo que se deseja ser de crescimento e criação de valor.
A tecnologia está a facilitar e a atenuar os esforços necessários ao desenvolvimento de novos modelos de negócio, mas as ferramentas digitais são uma parte da solução e as pessoas continuam a ser o fator de diferenciação essencial. É a capacidade de pensar que cria e estabelece a relação física entre o produto ou serviço e a experiência que a sua utilização promove; é a capacidade de, conjugando as diferentes ferramentas, conseguir despertar sentimentos e emoções em cada cliente, que cria vários níveis de relacionamento, que poderão levar à sua fidelização.
A tecnologia revolucionou as relações humanas, a vida do dia-a-dia, e, igualmente e de forma natural, o mundo dos negócios. A aplicação de soluções tecnológicas, cada vez mais interativas, é fundamental no desenvolvimento do produto e serviço, na definição de estratégias empresariais para a sua promoção e na interação com o cliente, podendo mesmo ser o fator diferenciador no mercado em que dada empresa se insere.
Da mesma forma que Albert Einstein afirmou que o mundo é uma criação do nosso pensamento e que apenas pode ser alterado com a mudança desse mesmo pensamento, também as empresas são a criação do pensamento dos seus promotores e a sua mudança assenta na alteração da forma de refletir a sua estratégia e utilizar as ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento, execução e controlo.